segunda-feira, 30 de setembro de 2019

O GRANDE LEGADO DE BETO RICHA
O então prefeito Beto Richa inaugura o "Ligeirão"  Norte-Sul no terminal do Pinheirinho.
Um turista desavisado que percorrer Curitiba e começar a ler as placas de inauguração em obras públicas vai estranhar ao tropeçar na quantidade de realizações do ex-prefeito Beto Richa. A cidade, todos sabem, tem como principal referencial em termos de prefeito, o arquiteto Jaime Lerner, reconhecido no Brasil e no exterior pela revolução urbana que fez na capital do Paraná. Depois, vem o atual prefeito, Rafael Greca, com muitos parques, faróis do saber, unidades de saúde, liceus de ofício, ruas da cidadania...

Já Beto Richa foi o prefeito que imprimiu um caráter mais social às realizações da Prefeitura. Investiu muito na ampliação da rede de atendimento médico da cidade, praticamente dobrando o número de unidades de saúde, inaugurou escolas em bairros periféricos e levou os serviços da Prefeitura a lugares isolados. Uma escola inaugurada por Richa é destaque na qualidade da educação e nos prêmios que já recebeu pelo trabalho realizado junto à comunidade.

É a Escola Municipal jornalista Arnaldo Alves Cruz, na Vila Pantanal, Alto Boqueirão. Inaugurada em 2005, a escola é um marco no avanço educacional na cidade.  No seu discurso, durante a inauguração, Richa disse: "Devemos muito ao trabalho do Arnaldo. Sua competência se traduziu em suas ações, que servirão de exemplo para essa comunidade". E a previsão do prefeito se realizou.
Entre os bairros Fanny e Portão, o então prefeito Beto Richa ergueu a última grande obra viária em Curitiba. A Avenida Santa Bernadethe, com duas amplas pistas, desafogou o trânsito em toda região e permitiu um deslocamento mais rápido das regiões sul e sudeste para o centro da cidade.
 
O setor Cultural de Curitiba também recebeu inúmeras benfeitorias. A Fundação Cultural, sempre sediada em lugares acanhados e provisórios, mudou-se em definitivo para o antigo Moinho, no Rebouças. Agora, em amplo espaço, além de abrigar toda sua estrutura, pode receber múltiplos eventos. Outra obra na área cultural de grande impacto foi a reforma da antiga capela do Colégio Santa Maria, no Centro. O local virou um auditório próprio para apresentações musicais e teatrais. E forma, ao lado do Teatro Guaíra (estadual), do Teatro Caixa (Federal) o circuito cultural da Rua 15 Novembro.

No transporte coletivo, a novidade ficou por conta dos "ligeirões", que, parando em poucos pontos, faz a ligação, em menos tempo, entre o Centro e os bairros mais populosos. Outra novidade foi a implantação, em larga escala, do cartão transporte, retirando grandes volumes de dinheiro em circulação nos ônibus, o que garantiu mais segurança ao transporte coletivo da cidade. Soma-se a isso, as amplas reformas nos principais terminais do transporte público da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário